Saída a campo em Irati mostra importância dos recursos hídricos
Visita ao Parque de Vila São João pelo quarto ano C da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo contou com conscientização ambiental, limpeza do local por meio de ação autônoma dos alunos e interdisciplinaridade
Publicado: 14/04/2025, 11:20

O quarto ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, do professor Pablo Jonathan Prado, participou de uma visita ao Parque de Vila São João para elucidar a importância de preservar os recursos hídricos. O docente cita que as ações foram referentes ao Dia da Água, que contou com a participação das turmas A e B, com a classe C tendo a aula de campo como parte das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, além de aspectos da Geografia.
“Antes da visita, no dia 20 de março, os estudantes assistiram ao filme ‘Rango’, o qual abordava a temática da falta de água com o objetivo de prestar atenção em todos os acontecimentos. Finalizado esse primeiro momento, foram realizadas perguntas acerca do filme e sua temática, bem como a relação com o Dia da Água. No dia 26 de março, os estudantes foram até o Parque da Vila São João. Lá, os docentes pediram para os estudantes observarem os recursos hídricos presentes no local, como rios, lagos, nascentes e córregos. Além disso, foi explicado sobre a importância de manter os recursos hídricos limpos e toda a questão dos impactos no consumo da água e na vida das espécies aquáticas”, aponta o educador.
GALERIA DE FOTOS
Pablo elenca que, ao longo da atividade, algo inesperado ocorreu: os estudantes, ao ouvirem as explicações, sentiram-se na obrigação de manter os recursos hídricos limpos, recolhendo os lixos presentes no local e levando até os locais destinado à coleta de lixo. Também, o professor destaca o fato dos estudantes demonstram alegria em cuidar do meio ambiente. Na volta à escola, os educandos escreveram uma pequena redação falando acerca da importância de preservar os recursos hídricos, relacionando com o que assistiram no filme em relação ao que foi explicado durante a aula no parque.
“Pode-se considerar que essa foi uma atividade bastante satisfatória e que extrapolou os muros da escola, transformando-se em uma ação coletiva, a qual pôde unir o aprender à noção de pertencimento à natureza. Nessa perspectiva, acabou unindo a interdisciplinaridade com a prática, realizando a verdadeira práxis, união entre a teoria e a prática, perante os conteúdos trabalhados, de modo a desenvolver uma consciência ainda maior de si mesmo e do mundo”, conclui o docente.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.